domingo, 22 de janeiro de 2012

Dia 15: El Calafate - Três Lagos - Rio Gallegos (640km) - 08h00 até 20h30


Para começar o relato de hoje, devo adiantar que o dia foi um pouco frustante (digo, bastante).

Dormimos num camping super legar em El Calafate e acordamos bem cedinho, pois sabíamos que teríamos rípio pela frente. Nossa idéia original era tocar até Gobernador Gregores; se o rípio estivesse bom, tocaríamos até Perito Moreno.

Paramos rapidinho num posto YPF para tomar um suco e bora, estrada. Pegamos a famosa ruta 40 em direção a Perito Moreno. Logo no início, um espetáculo. A ruta margeia o rio Santa Cruz, com águas de degelo com cor azul claro. Nesse momento pensei, agora a viagem começa pra valer...

Seguimos 140km de asfalto até chegar no temido rípio. O João já chegou chegando e logo reduziu a velocidade... assim que eu cheguei percebi o porque... o rípio estava totalmente solto, é como andar em cima de bolinhas de gude... por várias vezes quase comprei um terreno na argentina (cair de moto), mas segui em frente, o Lucas uns 200mts atrás, brigando pra ficar em pé.

Passado alguns quilômetros, o João, que estava na frente e já foi piloto de motocross, parou sua Tenéré e fincou o pé: - Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira.

Não concordava nem a pau em seguir em frente, pois o rípio estava muito ruim, não dava para passar de 30km/h. A colocação dele tinha sentido, ainda teríamos uma viagem inteira pela frente, ele mais ainda pois vai para a Bolívia, para que quebrar a moto naquela porcaria.

Decidimos voltar até uma estação de serviços que tinha uns 500mts antes do rípio para resolver o que faríamos. Ao perguntar para o frentista, a resposta foi ótima: Aqui esta bem ruizinho, depois melhora um pouco e piora mais ainda!!!! PIORA??? O cara tá louco?

Foi difícil tomar essa decisão mas, pelo bem estar nosso e das motos, decidimos que trocaríamos o trajeto pois: as motos estão pesadas pakas, o nosso pneu traseiro já era (Pirelli maldito) e o João não queria tocar em frente nem a pau.

Bom, decisão tomada, fazer o que? Voltar a Rio Gallegos, pela terceira vez? :)

Bora voltar 170 km, passar em El Calafate de novo para abastecer e tocar para Rio Gallegos. Mais uma vez a gasolina extra nos salvou pois essa andança toda não estava planejada e faltou nafta para chegar. Tocamos para Rio Gallegos o mais rápido possível, não posso esconder que estava muito frustado mas, segurança em primeiro lugar né?

Chegamos em Rio Gallegos as 20h30 e, ao entrar no posto, o João percebeu que a corrente da minha motoca estava muito frouxa, mais essa para ajudar. Pensei em fazer o serviço eu mesmo mas o João me recomendou que procurasse um mecânico.

Então vamos né, enquanto ele foi pro hotel, eu e o Lucas saímos na caça de um mecânico. Nos indicaram um, que achamos facilmente.
O cara que falar mal de argentino tá ferrado comigo... o cara parou o que estava fazendo (diga-se de passagem, fechando a oficina), veio me ajudar, trocou a maior idéia sobre a XRE e, quando acabou o serviço, se negou a receber... estilo Marcão (para quem não conhece, meu sogro), ajuda todo mundo e se esquece de cobrar. Mais um ponto para os argentinos.

Hotel, banho, nem jantamos e dormir. Amanhã vamos pra Caleta Olivia.


Típica paisagem do deserto da Patagônia

As guerreiras

Montes nevados ao fundo

A caminho do rípio maldito, ainda contando que seria baba :)

Rio Santa Cruz, que nos acompanhou um pedaço da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário