domingo, 1 de janeiro de 2012

As "máquinas"


Para empreender essa jornada, buscamos n opções de motocicletas. A ideia inicial era encarar os 13.800km com uma Suzuki V-Strom 650. Além de extremamente versátil, o motor de 650cc seria muito interessante para "voarmos" baixo nas retas intermináveis da Patagônia.

Mas o custo elevado dessa máquina acabou inviabilizando sua compra. Eu já tenho uma moto, mas o Lucas sairia do zero e, começar já com uma moto de R$35.000 não seria a melhor escolha. Fora o preço da moto, ainda seriam necessárias várias customizações, sem falar no fato de que uma moto de menor cilindrada (e mais leve) iria facilitar nossa vida no rípio (estradas de terra com pedras).

A segunda opção seria ir com a moto que eu já possuía, uma Honda XRE 300 2010. Sobre essa moto só tenho elogios: excelente ciclística, bom arranque, fácil manutenção e econômica. Só deixa a desejar quanto a velocidade final e volume do tanque.

Sobre esse último item (tanque), ficamos muio inclinados a partir para a terceira opção: a Yamaha Tenéré 250, com um fantástico tanque de 16 litros. Apesar de possuir uma motorização um pouco inferior à da XRE, isso não representaria diferença na velocidade cruzeiro da viagem.

Após vários dias de discussão e MUITA negociação, o Lucas preferiu a XRE. Pronto, definido esse ponto, partimos para a compra, customização e preparação das motos. Falando nisso, ponto para a Yamaha: tudo o que a gente precisava para a viagem a gente encontrava em qualquer loja, só que para a Tenéré :) . Para a XRE tivemos que comprar muita coisa pela Internet, de outros estados, porque não encontrávamos em lugar algum aqui em São Paulo.

Mas, como tudo faz parte da aventura, levamos de boa e conseguimos chegar na seguinte configuração para a viagem:

Moto Lucas (XRE 300 2011) e Leandro (XRE 300 2010) (uma é CTRL + C da outra), a única diferença é a cor e o ano.

Honda Xre 300
Protetor de carter
Protetor de motor com pedaleira
Bolha com defletor Motovisor
Manoplas de gel Circuit
Protetor de mãos Circuit
Pneus Pirelli MT90
Afastadores de Alforges
Alforges de couro impermeável laterais
Baú Givi traseiro
Bolsa impermeável Montana
Almofada Airhawk e
Galão para transporte de gasolina Gili de 10 litros.

Segue as fotos das motos:

Moto Leandro


Moto Lucas (Com o Lucas testando os novos pneus)

2 comentários:

  1. eita, vamu que vamu! vou acompanhar com atenção a aventura! tudo de bom pra vocês! (quasenada do xol)

    ResponderExcluir
  2. qual a quilometragem percorrida???? e quantos litros de gasolina gasto na viagem??parabens pela viagem muito legal mesmo, estou planejando para 2016 ir ao atacama e quem sabe 2017 ushuaia

    ResponderExcluir